quinta-feira, 28 de abril de 2011

PINTURA EM AZULEJO

Quem nunca passou por alguma “ferinha” para comprar algum artesanato ou lembrancinha para alguém... Estas feiras oferecem produtos artesanais, antiguidades, comidas e outras coisas mais.

Quem nunca encontrou pelo centro da cidade ou locais de grande concentração de pessoas artistas mostrando suas Artes, pintando em azulejos. Sempre estamos encontrando pessoas com algum “dom” e que não damos tanta atenção por estarmos “sempre com pressa”.

Estes artistas passam por nós com sua mochila carregada de azulejo mais os seguintes materiais: tinta a óleo, gris de payne, álcool, detergente, espuma macia, verniz, solvente, pincel modelador.

Com matérias simples, simplicidade e sutileza fazem um belo trabalho, mostram sua criatividade.

Parabéns a todos estes artistas e que continuem com suas belíssimas obras de Arte.

Abaixo alguns vídeos de pintores mostrando o seu talento:









Abaixo alguns Blogs de artistas e sites com dicas:

http://artecomosdedos.blogspot.com/
http://www.adoroartesanato.net/ 
http://leopinturaemazulejo.blogspot.com/





ESPAÇO DO LEITUOR

Se você é um artista comente e publique seu site aqui conosco. Caso você conheça ou já viu um deles pela rua, comente sobre.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO 100 MUROS

Existem muitos projetos sociais curiosos destinados a promoção da cidadania.

O Projeto 100 Muros procurou fortalecer a auto-estima e o pertencimento social pelo potencial criativo dos jovens. É uma ação estratégica contra a violência, afinal a educação é vista como a salvação do futuro dos jovens. Este projeto provou que as comunidades podem ser mobilizadas para aprender a intervir no espaço público por meio da arte.

O projeto é uma parceria entre o Projeto Aprendiz, a Fundação Bank Boston e a Fiat, de 1999 a 2001.
Iniciou em 1999, com uma usina comunitária, em frente à sede do Projeto Aprendiz e durou 30 meses. Ele motivou alunos de escolas públicas e particulares, pacientes de hospitais, crianças moradoras de abrigo e paulistanos curiosos. O cenário do desafio é São Paulo, em suas ruas de medo, nestas ruas foram feitos centenas de mosaicos, recuperaram praças, calçadas, postes e muros.

Os participantes aprendem a usar as técnicas de mosaico, pintura em azulejo e modelagem com o reaproveitamento de cacos de azulejos.









Fonte:
100 muros: a reivenção da rua = 100 walls : the recreation of the street. Coordenação Ruth Klotzelt. São Paulo: Estúdio Infinito, 2003.-

ESPAÇO DO LEITOR

Sua comunidade intervém no espaço público?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

VIK MUNIZ


Auto retrato feito com comida e lixo




Vicente José de Oliveira Muniz, conhecido mundialmente como Vik Muniz, nasceu em 20 de dezembro de 1961 em São Paulo. É Fotógrafo, Desenhista, pintor e gravador. Cursou publicidade e propaganda na FAAP -Fundação Armando Álvares Penteado.

De origem humilde, seu pai era garçom e a mãe telefonista, ainda na adolescência, mudou-se para os Estados Unidos onde passou a viver e a trabalhar em Nova Iorque.


Em 1983 começou a realizar trabalhos utilizando materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira.





Em 1988, realizou a série de desenhos The Best of Life, na qual reproduz, de memória, uma parte das famosas fotografias veiculadas pela revista americana Life. Convidado a expor os desenhos, o artista fotografa-os e dá às fotografias um tratamento de impressão em periódico, simulando um caráter de realidade às imagens originárias de sua memória. Com essa operação inaugura sua abordagem das questões envolvidas na circulação e retenção de imagens. Nas séries seguintes, que recebem, em geral, o nome do material utilizado - Imagens de Arame, Imagens de Terra, Imagens de Chocolate, Crianças de Açúcar etc. -, passa a empregar os elementos para recriar figuras referentes tanto ao universo da história da arte como do cotidiano.

Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las.

Seguindo este viés, entre 2007 e 2009 filmou o documentário Lixo Extraordinário, que acompanha o trabalho do artista plástico em um dos maiores aterros sanitários do mundo, o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, que lhe rendeu 6 prêmios e uma indicação ao Oscar de melhor documentário.


Vik Muniz teve suas obras expostas nos principais museus de arte contemporânea, como o Metropolitan, Whitney, o MoMA de Nova York e o Reina Sofia, de Madrid. Usando a fotografia como meio de representação ele quebra a idéia de que arte é só para quem é possui instrução.


- "Os pobres precisam de dinheiro. É preciso ajudá-los diretamente". – diz o artista, que enfrentou necessidades.


Sempre que uma de suas obras é utilizada retratando problemas sociais, ele doa parte da renda às instituições sociais.


A arte de Vik Muniz é um excelente exemplo da transição cultural na sociedade, pois de origem simples consegue se inserir na cultural de elite e retorna por meio de seus temas a "cultura de periferia", sua obra traz para o cidadão comum uma visão menos pomposa do significado da arte.




Fontes:
http://www.lixoextraordinario.net/index.php
Itaú Cultural
http://obviousmag.org/archives/2009/07/vik_muniz.html


ESPAÇO DO LEITOR


O que acha da ideia desse artista? Você conhece outro artista com a mesma ideia de sustentabilidade? Post aqui.

domingo, 10 de abril de 2011

INVENÇÕES

A arte também se faz presente nas ruas das cidades na forma de soluções criativas para quem não dispõe de muitos recursos, como mostra o projeto Rua dos Inventos reúne invenções originais encontradas nas ruas.

São obras desenvolvidas para atender necessidades e desejos de seus criadores. Segundo Gabriela de Gusmão, autora do livro Rua dos Iventos, o lixo no Brasil é uma fonte de sobrevivência para centenas de milhares da famílias. Brasileiros a partir de dois anos catam latas e papéis. Existe público e potencial em torno dos problemas que envolvem o material descartado, ainda que seja pequena a prática de aproveitamento em relação a todo o lixo aterrado. O livro traz um registro fotográfico de Inventos ambulantes, Inventos tipográficos e a criação de Inventosres perambulantes. São instrumento de trabalho, utensílos, objetos lúdicos, anúncios e mobiliário.


Veja mais no site Rua dos Inventos.


Referêncai: PEREIRA, Gabriela de Gusmão. Rua dos Inventos: ensaio sobre desenho vernacular. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.


O livro contém várias idéias interessantes, algumas tão cotidianas que não notamos, veja algumas fotos:


Instrumentos de trabalho:
- Lata de amendoin , p.48



















- Trio eletricafezinho, p.36


















Inventos lúdicos:
- Bicicletas em miniatura, p.80



















ESPAÇO DO LEITOR
Comente sobre essa matéria.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

FRASES SOBRE CULTURA

"A cultura está acima da diferença da condição social." (Confúcio)

"A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado." (André Malraux)

"A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem." (José Ortega y Gasset)

"A cultura histórica tem o objetivo de manter viva a consciência que a sociedade humana tem do próprio passado, ou melhor, do seu presente, ou melhor, de si mesma." (Benedetto Croce)

"A cultura não deve sofrer nenhuma coerção por parte do poder, político ou econômico, mas ser ajudada por um e por outro em todas as formas de iniciativa pública e privada conforme o verdadeiro humanismo, a tradição e o espírito autêntico de cada povo." (Papa João Paulo II)

"Investir em cultura não é caridade: é uma parceria que ajuda a projetar o Brasil internacionalmente." (Fernanda Montenegro)

"A cultura não lida apenas com as artes e universidades, mas com todos os valores da sociedade humana, que a um governo democrático incumbe respeitar e vitalizar." (Jorge Cunha Lima)

"Quando você desenvolve a cultura, multiplica o espaço para vozes que refletem sobre os problemas da sociedade. Se o Ministério da Cultura funcionar, a criticidade da cultura brasileira dará grande contribuição ao desenvolvimento democrático do país." (Francisco Weffort)

"A cultura brasileira reflete mais a africana do que a americana. Nos E.U.A. temos o Jazz e quase só isso. Não existem figuras como Machado de Assis, um mulato considerado um dos maiores escritores do país." (John Updike)

"Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos é que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote." (Fernanda Montenegro)

"Cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história. O que importa é alimentar gente, educar, empregar gente." (Sergio Mamberti)

"Uma das principais tarefas da cultura é fazer da necessidade, liberdade." (Jacob Klatzkin)

"Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés." (Joseph Joubert)

"A cultura forma sábios; a educação, homens." (Louis de Bonald)

"A cultura não se herda, conquista-se." (André Malraux)







ESPAÇO DO LEITOR


Caro leitor, o que é cultura para você?