Existem muitos projetos sociais curiosos destinados a promoção da cidadania.
O Projeto 100 Muros procurou fortalecer a auto-estima e o pertencimento social pelo potencial criativo dos jovens. É uma ação estratégica contra a violência, afinal a educação é vista como a salvação do futuro dos jovens. Este projeto provou que as comunidades podem ser mobilizadas para aprender a intervir no espaço público por meio da arte.
O projeto é uma parceria entre o Projeto Aprendiz, a Fundação Bank Boston e a Fiat, de 1999 a 2001.
Iniciou em 1999, com uma usina comunitária, em frente à sede do Projeto Aprendiz e durou 30 meses. Ele motivou alunos de escolas públicas e particulares, pacientes de hospitais, crianças moradoras de abrigo e paulistanos curiosos. O cenário do desafio é São Paulo, em suas ruas de medo, nestas ruas foram feitos centenas de mosaicos, recuperaram praças, calçadas, postes e muros.O Projeto 100 Muros procurou fortalecer a auto-estima e o pertencimento social pelo potencial criativo dos jovens. É uma ação estratégica contra a violência, afinal a educação é vista como a salvação do futuro dos jovens. Este projeto provou que as comunidades podem ser mobilizadas para aprender a intervir no espaço público por meio da arte.
O projeto é uma parceria entre o Projeto Aprendiz, a Fundação Bank Boston e a Fiat, de 1999 a 2001.
Os participantes aprendem a usar as técnicas de mosaico, pintura em azulejo e modelagem com o reaproveitamento de cacos de azulejos.
Fonte:
100 muros: a reivenção da rua = 100 walls : the recreation of the street. Coordenação Ruth Klotzelt. São Paulo: Estúdio Infinito, 2003.-
ESPAÇO DO LEITOR
Sua comunidade intervém no espaço público?
Boa tarde
ResponderExcluirRealmente um trabalho belíssimo, conseguiu unir utilidade, cidadania e arte. Parabéns aos idealizadores.
Gostaria de tirar algumas dúvidas em relação ao Projeto 100 muros.
Somos um hospital público da zona leste de São Paulo e gostaríamos de solicitar algo parecido ao que foi feito nas escolas.
Existe algum trabalho parecido sendo realizado atualmente?
Quem poderia nos orientar?
Agradecemos a colaboração.
Monica Zacharias
Comunicação Institucional
Fone: 2694-4987/ 2292-4188 ramal 240