segunda-feira, 28 de março de 2011

INDICAÇÃO

BRINQUEDOS E ENGENHOCAS

Cavalos de pau, grilos saltadores, caminhões de madeira, miniaturas, fliperamas com pregos, são alguns dos muitos brinquedos possíveis com a reciclagem da sucata e outros materias.

O livro Brinquedos & engenhocas é uma coleção de documentos fotográficos sobre o universo do brinquedo intantil e popular, registra a manifestação espontânea da arte, dando destaque aos brinquedos artesanais, e a construção de brinquedos populares com suas cores vivas e fortes. Segundo Weiss, "o universo do brinquedo / sucata lança mão da arte popular e ao mesmo temo abrange o universo da criação infantil, como formas de expressão autônomas".

Dentro da arte poupular, o brinquedo ocupa um lugar de destaque nas mais diversas regiões do país, mostrando um reaproveitamento extramamente rico e variado de materiais.

Referência: WEISS, Luise. Brinquedos e engenhocas: atividades lúdicas com sucata.São Paulo: Scipione, 1989 (Pensamento e ação no magistério).-

Veja algumas ilustrações:

Figura n.1 : Miniaturas, pg. 126


Figura n.2 : Grilo slatante, p.136



Figura n.3: Cavalo de pau e caminhonete, p.137

Um comentário:

  1. Estou trabalhando num projeto com meus alunos, os animais que voam e isto tb inclui alguns insetos que voam, por fazerem parte do dia a dia delas. Esta semana estudamos sobre os grilos e entoa, contei-lhes a história da formiga e da dona cigarra e é a esposa do grilo! rs... Tudo isso para dizer que eu estava sem nenhuma ideia para fazer um grilo de sucata e o seu site me deu a luz!! Obrigada!

    ResponderExcluir