segunda-feira, 4 de abril de 2011

FRASES SOBRE CULTURA

"A cultura está acima da diferença da condição social." (Confúcio)

"A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado." (André Malraux)

"A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem." (José Ortega y Gasset)

"A cultura histórica tem o objetivo de manter viva a consciência que a sociedade humana tem do próprio passado, ou melhor, do seu presente, ou melhor, de si mesma." (Benedetto Croce)

"A cultura não deve sofrer nenhuma coerção por parte do poder, político ou econômico, mas ser ajudada por um e por outro em todas as formas de iniciativa pública e privada conforme o verdadeiro humanismo, a tradição e o espírito autêntico de cada povo." (Papa João Paulo II)

"Investir em cultura não é caridade: é uma parceria que ajuda a projetar o Brasil internacionalmente." (Fernanda Montenegro)

"A cultura não lida apenas com as artes e universidades, mas com todos os valores da sociedade humana, que a um governo democrático incumbe respeitar e vitalizar." (Jorge Cunha Lima)

"Quando você desenvolve a cultura, multiplica o espaço para vozes que refletem sobre os problemas da sociedade. Se o Ministério da Cultura funcionar, a criticidade da cultura brasileira dará grande contribuição ao desenvolvimento democrático do país." (Francisco Weffort)

"A cultura brasileira reflete mais a africana do que a americana. Nos E.U.A. temos o Jazz e quase só isso. Não existem figuras como Machado de Assis, um mulato considerado um dos maiores escritores do país." (John Updike)

"Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos é que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote." (Fernanda Montenegro)

"Cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história. O que importa é alimentar gente, educar, empregar gente." (Sergio Mamberti)

"Uma das principais tarefas da cultura é fazer da necessidade, liberdade." (Jacob Klatzkin)

"Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés." (Joseph Joubert)

"A cultura forma sábios; a educação, homens." (Louis de Bonald)

"A cultura não se herda, conquista-se." (André Malraux)







ESPAÇO DO LEITOR


Caro leitor, o que é cultura para você?

Um comentário:

  1. ‎"Cultura vai além de arte e educação, é sentido de viver, trabalhar, conhecer, ser, estar...respirar independente da direção do vento, do ar..." - Iris Larissa Gomes*

    ResponderExcluir