terça-feira, 3 de maio de 2011

JOÃOSINHO TRINTA

"O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual."

Joãosinho Trinta, artista plástico e carnavalesco, um grande ícone do carnaval brasileiro e também uma figura única da cultura popular brasileira. Nasceu em uma família pobre de São Luís do Maranhão, em 1933, e desde de cedo fabricava seus próprios brinquedos. Ainda jovem mudou-se para o Rio de Janeiro onde estudou dança clássica no Teatro Municipal e montou várias óperas e balés: "O Guarani" de Carlos Gomes e "Aida", de Giuseppe Verdi.

Ingressou na Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro para realizar o Carnaval em 1961, onde ganhou seu primeiro título de campeão. Transferiu-se depois para a Escola de Samba Beija-Flor, em Nilópolis, criativo e ousado desenvolveu uma visualidade de grande impacto para diferentes enredos, e organizou diversos programas sociais de inclusão da população carente.

Talvez seu trabalho mais polêmico seja o samba enredo de 1989, "Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia". O enredo, segundo Joãosinho Trinta, fala não só do lixo físico, mas do lixo moral, mental e espiritual, que cria uma multidão de marginalizados, que tiram do lixo as coisas de brilho. O tema gerou controvérsias com a Igreja Católica por caracterizar o Cristo Redentor como mendigo, a alegoria foi proibida pela justiça e passou pela aveninda coberda por um plático e com uma faixa com a mensagem "mesmo proibido, olhai por nós". A Beija-Flor ficou com o segundo lugar, mas Joãosinho foi considerado o campeão moral do desfile.

Desfile da Beija Flor 1989
Samba enredo Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia


Fonte:

Uol Educação. Biograficas. Carnavalesco brasileiro

Wikipédia. Joãosinho Trinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário