terça-feira, 3 de maio de 2011

MARIA BONOMI

Maria Anna Olga Luiza Bonomi, nasceu em Meina, Itália (1935). Brasileira por opção, veio para o Brasil em 1946, fixando-se em São Paulo. Estudou pintura e desenho com Yolanda Mohalyi , em 1951, e com Karl Plattner. Em 1952, expõe pinturas no Museu de Arte de São Paulo em coletiva de alunos de Yolanda Mohalyi. Realiza a sua primeira individual em São Paulo, em 1956. Nesse ano, recebe bolsa de estudos da Ingram-Merrill Foundation e estuda no Pratt Institute Graphics Center, em Nova York, com o pintor Seong Moy. A partir dos anos 1970, passa a dedicar-se também à escultura e produz painéis de grandes proporções para espaços públicos. Em 1999, defende a tese de doutorado intitulada Arte Pública. Sistema Expressivo/Anterioridade, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP

Bonomi já realizou exposições individuais e coletivos, trabalhou arte pública e teatro, é uma artista ativa a mais de 50 anos e suas obras resultam do adensamento da experiência. Destacamos entre os trabalho da artista a obra Metempsicose feita de material reciclável e que foi exposta no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.



"Metempsicose, 1996. Latas de alumínio e garrafas de vidro s/manequins. Dimensão variável. Coleção da artista. Alguns dos bonecos dessa instalação apresentada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro foram reaproveitados para exposição levada em 1998 no Conjunto Nacional de São Paulo, 'A Arte da Escultura.' " (LAUDANNA, 2007, p.284).

Fonte:

LAUDANNA, Mayra (org.) Maria Bonomi: da gravura à Arte Pública. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

Enciclopédia Itaú Cultural. Artes Visuais

MARIA Bonomi. Gravura Peregrina. Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário