quarta-feira, 11 de maio de 2011

UMA VISÃO DOS AUTORES

É bonito ver o quão às pessoas descobrem maneiras de produzir a arte (é uma criação humana com valores). Muitos de nós fazemos arte sem darmos conta quê estamos fazendo.

Em matéria de capa, na Revista UNESP Ciência de abril deste ano, comenta sobre o desaparecimento dos lixões, prevista pela Lei n. 12.305/2010, sancionada pelo ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva. Determinando o fechamento de todos os lixões do Brasil, ainda antes da Copa do Mundo. A “lei pressupõe a responsabilidade compartilhada da sociedade na gestão dos resíduos e estabelece que têm de ser esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem dos resíduos” (AMORIM; GIRARDI, 2010, p. 24).

É claro que tudo uma questão de política, mas esperamos que aconteça. Porém não devemos ficar esperando que a decisão tomada ou que a iniciativa seja feito pelo nosso governo. As ações feitas por pessoas, das quais citamos anteriormente neste blog, são exemplos de ação e arte.

Para quem não sabe como é a vida dessas pessoas que coletam material para reciclagem nos lixões para sobreviver, sugerimos que assistir o documentário “Lixo Extraordinário”, um registro da vida de pessoas dentro do contexto social da reciclagem. Mas o principal é a iniciativa do artista plástico Vik Muniz, de mudar a realidade das pessoas envolvidas no projeto de transformar o material do lixo em Arte.

Como é o caso do jovem David Rocha, de 20 anos, que aproveitou o conhecimento das aulas de luteria e encontrou no lixão material (madeira) para construir seus próprios instrumentos. A conceituada Maria Bonobi também utilizou em uma de suas obras material reciclável como latas de alumínio e garrafas de vidro.

De modo geral, muitas das ações citadas no blog são motivadas pela necessidade das pessoas em busca de soluções. Diferente de muitas ações culturais levadas à periferia no modelo show, muitos procuram apresentar ações de valor cultural que demonstram e valorizam a arte popular no cotidiano e a recuperação do espaço público, como o Projeto Rua dos Inventos e o Projeto 100 muros.

Os textos estudos em sala de aula, da qual é a base para o desenvolvimento das matérias deste blog, falam sobre Cultura. Cultura é o conjunto de objetos, obras, coisas feitas pelo homem, práticas sociais ou individuais. Onde o homem pensa, agi e transforma.

REFERÊNCIAS:

REVISTA UNESP CIÊNCIA. São Paulo: Editora UNESP, ano 2, n. 18, abr. 2011.

CORREA, Vanessa. Jovem da Periferia de SP transforma madeira velha em violinos. FOLHA.COM. Disponível em: http: 912475-jovem-da-periferia-de-sp-transforma-madeira-velha-em-violinos-assista.shtml="" multimidia="" videocasts="" www1.folha.uol.com.br="". Acesso em: 9 maio 2011.

LAUDANNA, Mayra (org.) Maria Bonomi: da gravura à Arte Pública. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário