quinta-feira, 3 de março de 2011

SUSTENTABILIDADE

O termo Sustentabilidade é muito conhecido e pouco compreendido. A construção de uma sociedade sustentável exige inicialmente compreender o assunto e adotar atitudes diárias em benefício do meio ambiente, e para isso é preciso inicialmente compreender o que as pessoas pensam sobre o assunto e como agem no seu dia a dia. A sustentabilidade engloba os conceitos sociais e econômicos. Um exemplo é o trabalho do Instituto Akatu (organização não-governamental, sem fins lucrativos), que surgiu no ano 2000, dentro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (organização não-governamental, com missão de educar e mobilizar a sociedade para o consumo consciente), que participa da educação para a sustentabilidade, que perceberam que as empresas só aprofundariam suas práticas de Responsabilidade Social (RSE), com uma visão a longo prazo, na medida em que os consumidores passassem a valorizar essas iniciativas em suas decisões de compra. Foi quando se concluiu que o consumidor é um importante agente indutor da RSE. (FONTE: http://www.akatu.org.br/).

Consumo Coletivo

É uma série de animação que faz reflexões sobre o consumo e produção. Os principais assuntos da série são a sustentabilidade, clima, consumo de água e energia. O projeto Consciente Coletivo foi lançado pelo Instituto Akatu, Canal Futura e HP do Brasil, a campanha também realiza a distribuição de kits educativos em instituições filiadas a Akatu e o Canal Futura, incentivando nestes locais o consumo consciente. Considerando estes aspectos, vemos que consumir está presente constantemente em nossas vidas, por exemplo, quando estamos passeando em um shopping consumimos eletricidade, seja da iluminação ou das escadas rolantes ou elevadores. Por isso o consumo provoca impactos sobre a natureza, que fornece as matérias-primas para a produção dos bens que consumimos. Nossa sustentabilidade exige uma produção e consumo de bens e serviços de forma diferente a atual, visto que o modelo atual contribui para a desigualdade social e desequilíbrio ambiental.

Consumo Consciente

Uma vez que nossas escolhas de consumo geram os impactos nas condições de vida do planeta, é hora de usar tais escolhas para contribuir por um mundo melhor. Devemos consumir solidariamente buscando os impactos positivos para o bem da sociedade e do meio ambiente. Consumo Consciente, segundo o Instituto Akatu, "é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade buscando o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável".


Visite a galeria de vídeos
Instituto Akatu


Veja uma animação:



<a href="http://youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0">http://youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário