domingo, 10 de abril de 2011

INVENÇÕES

A arte também se faz presente nas ruas das cidades na forma de soluções criativas para quem não dispõe de muitos recursos, como mostra o projeto Rua dos Inventos reúne invenções originais encontradas nas ruas.

São obras desenvolvidas para atender necessidades e desejos de seus criadores. Segundo Gabriela de Gusmão, autora do livro Rua dos Iventos, o lixo no Brasil é uma fonte de sobrevivência para centenas de milhares da famílias. Brasileiros a partir de dois anos catam latas e papéis. Existe público e potencial em torno dos problemas que envolvem o material descartado, ainda que seja pequena a prática de aproveitamento em relação a todo o lixo aterrado. O livro traz um registro fotográfico de Inventos ambulantes, Inventos tipográficos e a criação de Inventosres perambulantes. São instrumento de trabalho, utensílos, objetos lúdicos, anúncios e mobiliário.


Veja mais no site Rua dos Inventos.


Referêncai: PEREIRA, Gabriela de Gusmão. Rua dos Inventos: ensaio sobre desenho vernacular. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.


O livro contém várias idéias interessantes, algumas tão cotidianas que não notamos, veja algumas fotos:


Instrumentos de trabalho:
- Lata de amendoin , p.48



















- Trio eletricafezinho, p.36


















Inventos lúdicos:
- Bicicletas em miniatura, p.80



















ESPAÇO DO LEITOR
Comente sobre essa matéria.



Um comentário:

  1. Gostaria de ver uma exposição sobre essas transformações de lixo em arte. Não, não falo de Vik Muniz, mas desses artistas anônimos...

    ResponderExcluir