quarta-feira, 20 de abril de 2011

VIK MUNIZ


Auto retrato feito com comida e lixo




Vicente José de Oliveira Muniz, conhecido mundialmente como Vik Muniz, nasceu em 20 de dezembro de 1961 em São Paulo. É Fotógrafo, Desenhista, pintor e gravador. Cursou publicidade e propaganda na FAAP -Fundação Armando Álvares Penteado.

De origem humilde, seu pai era garçom e a mãe telefonista, ainda na adolescência, mudou-se para os Estados Unidos onde passou a viver e a trabalhar em Nova Iorque.


Em 1983 começou a realizar trabalhos utilizando materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira.





Em 1988, realizou a série de desenhos The Best of Life, na qual reproduz, de memória, uma parte das famosas fotografias veiculadas pela revista americana Life. Convidado a expor os desenhos, o artista fotografa-os e dá às fotografias um tratamento de impressão em periódico, simulando um caráter de realidade às imagens originárias de sua memória. Com essa operação inaugura sua abordagem das questões envolvidas na circulação e retenção de imagens. Nas séries seguintes, que recebem, em geral, o nome do material utilizado - Imagens de Arame, Imagens de Terra, Imagens de Chocolate, Crianças de Açúcar etc. -, passa a empregar os elementos para recriar figuras referentes tanto ao universo da história da arte como do cotidiano.

Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las.

Seguindo este viés, entre 2007 e 2009 filmou o documentário Lixo Extraordinário, que acompanha o trabalho do artista plástico em um dos maiores aterros sanitários do mundo, o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, que lhe rendeu 6 prêmios e uma indicação ao Oscar de melhor documentário.


Vik Muniz teve suas obras expostas nos principais museus de arte contemporânea, como o Metropolitan, Whitney, o MoMA de Nova York e o Reina Sofia, de Madrid. Usando a fotografia como meio de representação ele quebra a idéia de que arte é só para quem é possui instrução.


- "Os pobres precisam de dinheiro. É preciso ajudá-los diretamente". – diz o artista, que enfrentou necessidades.


Sempre que uma de suas obras é utilizada retratando problemas sociais, ele doa parte da renda às instituições sociais.


A arte de Vik Muniz é um excelente exemplo da transição cultural na sociedade, pois de origem simples consegue se inserir na cultural de elite e retorna por meio de seus temas a "cultura de periferia", sua obra traz para o cidadão comum uma visão menos pomposa do significado da arte.




Fontes:
http://www.lixoextraordinario.net/index.php
Itaú Cultural
http://obviousmag.org/archives/2009/07/vik_muniz.html


ESPAÇO DO LEITOR


O que acha da ideia desse artista? Você conhece outro artista com a mesma ideia de sustentabilidade? Post aqui.

Um comentário:

  1. Ola! Sou Elimar Muniz, do Triangulo mineiro....
    Em casa tempos uma publicitaria. Nao sei se somos da mesma familia.
    Mas so posso dizer q A cultura esta sempre rondando esta familia...
    Desenvolvo uma arte oriental chamada oshi-ê.
    pouco conhecida ate pelos japoneses.
    Sucessos pra vc.

    ResponderExcluir