quarta-feira, 23 de março de 2011

COLETA SELETIVA

Coleta seletiva é a separação e o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados descartados pelas empresas e pessoas, previamente separados na fonte geradora, assim recuperando matérias-primas e reutilizando-as. Pois desta forma, ocupa um papel importantíssimo para o meio ambiente diminuindo a contamição e poluição dos solos e rios Dentre estes materias podemos citar os tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

Os materiais são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e etc) para não sofrerem a contaminação, assim aumenta o valor e diminuindo os custos de reciclagem.

Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta (WIKIPÉDIA).

A sociedade produz muito lixo. É fundamental a conscientização das pessoas do enorme problema que o lixo causa. Pois a maior parte do mundo não tem noção disso, pois apenas imaginam, e não se importam. É preciso realizar campanhas até colocar na cabeça do povo a importância da reciclagem e os orientado para separarem os lixos de acordo com cada tipo de material, conforme ilustração abaixo, que mostra os tipos e cores padronizadas que vemos em muitos lugares e que não damos atenção.








Padronização da cores das latas de lixo.
Fonte: http://www.not1.com.br/vantagens-da-coleta-seletiva-cores-da-coleta-seletiva
Data: 23/03/2011

Para termos uma ideia, conforme informação postada do WIKIPÉDIA, a reciclagem representa em torno de 40% do lixo doméstico, aumentado a vida útil do aterro. E melhor seria os benefícios se conta-se com a ajuda de uma usina de compostagem. Desta maneira “a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através de economia de energia e matérias-primas”. (WIKIPÉDIA)

Um condutor fundamental, do qual muitas pessoas ignoram e desprezam é o Catador de lixo, ou melhor, o Catador de material reciclável, conforme Tião no programa do Jô, um dos protagonistas do Documentário - Lixo Extraordinário. O Catador é o sujeito que tira do lixo o seu sustento, selecionando o material na fonte e separando-os para vender as empresas. Beneficiando desta forma, o meio ambiente, evitando mais lixo no aterro ou lixão e também as empresas que compram o material barato e reutilizam e evita a coleta de matéria prima virgem.

Fontes:
http://www.not1.com.br/vantagens-da-coleta-seletiva-cores-da-coleta-seletiva
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva
http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=133&Itemid=240

2 comentários:

  1. Creio que esse é o caminho para mudarmos a situação do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  2. Desejo que as pessoas propaguem o verbo reciclar por todo o Brasil...

    ResponderExcluir